domingo, abril 17, 2011

      Hoje em dia, a maioria das crianças tem jogos de baralho, como UNO, hoje vou explicar tudinho sobre ele (como é o baralho,como jogar, etc) confira:

UNO é um jogo de cartas mundialmente famoso da Mattel. Sua jogabilidade é muito boa, o que com certeza vai lhe garantir muita diversão.
A seguir listaremos as regras e explicaremos o que você precisa saber para jogar UNO.

Participantes:

UNO é recomendado para crianças e adultos a partir de 7 anos de idade e número de jogadores pode variar entre 2 e 10 pessoas.

Baralho:

Para jogar UNO é necessário comprar um baralho próprio para o jogo, um baralho criado pela Mattel. Esse baralho é composto por 108 cartas, sendo:

  • 19 cartas azuis - de 0 a 9;
  • 19 cartas verdes - de 0 a 9;
  • 19 cartas vermelhas - de 0 a 9;
  • 19 cartas amarelas - de 0 a 9;
  • 8 cartas “Compra duas cartas” - duas de cada cor;
  • 8 cartas “Salta” - duas de cada cor;
  • 8 cartas “Inverte” - duas de cada cor;
  • 4 cartas “Muda de cor”;
  • 4 cartas “Muda de cor e compra 4 cartas”

Objetivo:

Ser o primeiro jogador a fazer 500 pontos. Para fazer pontos, você deve livrar-se o quanto antes de todas as cartas da sua mão e usar as cartas de ação para evitar que os adversários façam o mesmo. A quantidade de pontos que você ganha é a soma dos números das cartas dos oponentes.

Como jogar UNO?

Para decidir quem começa, cada jogador recebe uma carta do baralho. Aquele que receber a maior carta, começa o jogo.
Depois as cartas são embaralhadas e cada jogador recebe 7 cartas.
O jogador que ficar à esquerda de quem distribuiu as cartas começa a partida e o jogo segue no sentigo horário.
As cartas que restaram são viradas para baixo e formam a pilha de compras. A primeira carta desse monte é virada para cima numa pilha ao lado - a pilha de descarte.
UNO
Cada jogador deve jogar uma carta que seja da mesma cor, que tenha o mesmo símbolo/número da carta virada na pilha de descarte ou uma carta de ação do tipo “Muda de cor”/”Muda de cor e compra 4 cartas”. Caso não tenha nenhuma carta que satisfaça essas condições, o jogador deverá comprar uma carta da pilha de compras e, se a carta for jogável, ele pode escolher por jogar ou colocar ela em sua mão. Um jogador pode optar por não jogar uma carta jogável da sua mão, entretanto deverá comprar uma carta. Caso decida jogar, deverá jogar a carta recém comprada.
Quando o jogador ficar com apenas uma carta, ele deverá falar “UNO”. Caso ele não fale e outro jogador note, então aquele jogador deverá comprar duas cartas.
As cartas de ação modificam essa ordem natural e devem ser usadas estratégicamente.

Cartas de Ação:

“Compra duas cartas”

O próximo jogador deve comprar duas cartas e perde o seu turno. Algumas pessoas joga com a regra cumulativa, ou seja, caso o jogador que foi afetado tiver outra carta “Comprar duas cartas”, ele pode jogá-la e o jogador seguinte a ele deverá comprar quatro cartas e assim por diante.

“Salta”

O próximo jogador perde o seu turno.

“Inverte”

A ordem é invertida de horária para anti-horária e vice-versa.

“Muda de cor”

O jogador escolhe uma cor e o próximo a jogar deverá jogar uma carta da cor escolhida.

“Muda de cor e compra 4″

Parecida com a “Muda de cor”, só que o próximo jogador deverá comprar 4 cartas e perde o seu turno. Essa carta só pode ser jogada se o jogador não tiver nenhuma carta da mesma cor da carta da pilha de descarte.
Se a pessoa afetada pela carta achar que quem a jogou está “blefando”(ou seja, tem uma ou mais cartas da mesma cor da pilha de descarte), o jogador deverá mostrar sua mão. Caso seja confirmado o blefe, o jogador da “Muda de cor e compra 4″ deverá comprar 4 cartas de punição. Caso contrário, o jogadador afetado primeiramente deverá comprar 6 cartas(4 originalmente da carta e mais 2 de punição).

Pontuação:

O primeiro jogador a se livrar de todas as suas cartas ganha uma quantidade de pontos igual a soma das cartas de seus adversários. As cartas tem a seguinte pontuação:
  • Cartas com números de 0 à 9 : Valor da carta.
  • “Compre duas cartas” : 20 pontos;
  • “Salta” : 20 pontos;
  • “Inverte” : 20 pontos;
  • “Muda de cor” : 50 pontos;
  • “Muda de cor e compra 4 cartas” : 50 pontos;
Bom jogo!

sábado, abril 16, 2011

Pouca gente sabe que todo dia é dia de alguma coisa como o dia do ator, voz, do amigo , musica e até do estudante! Por isso que vou mostrá-los para que as pessoas sabem que dia especial é hoje, veja só:






19 de Agosto : Dia do ator 
Nas artes cênicas, o ator ou a atriz é a pessoa que cria, interpreta e representa uma ação dramática baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros e outros, previamente concebidos por um autor, ou criados por meio de improvisações individuais ou coletivas.

Utiliza-se de recursos vocais, corporais e emocionais, apreendidos ou intuídos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de idéias e ações dramáticas propostas; pode utilizar-se de recursos técnicos para manipular bonecos, títeres e congêneres; pode interpretar sobre a imagem ou a voz de outra pessoa.

Ensaia buscando aliar a sua criatividade à do diretor; atua em locais onde se realizam espetáculos públicos e/ou nos diversos veículos de comunicação.

O primeiro ator da história chamava-se Tespis, vivia na Grécia Antiga, no século V a.C. e fundou um movimento teatral conhecido como tragédia grega. No Brasil, o primeiro ator e dramaturgo e a se destacar foi João Caetano. Carioca, nascido em 1808, interpretou clássicos de Shakespeare e Molière, além de autores brasileiros.






20 de Julho : Dia do Amigo
Ter amigos faz bem. É o que garantem especialistas em relacionamentos. Mas se você acha que algumas amizades são impossíveis de acontecer, pode tirar seu cavalinho da chuva. Os mesmos profissionais afirmam que dá para ser amigo de qualquer pessoa, mesmo se desempenham papéis diferentes. Exemplos: homem e mulher; pais e filhos; chefe e funcionário. E sabe aquela lenda de que não mulher não pode ser amiga de mulher, então, é lenda mesmo.

Mas, vamos abrir parênteses nessa história para saber porque estamos falando de amizade , 20 de julho. Simplesmente porque é o Dia do Amigo. E se você é daqueles que olham de lado um hermano argentino, reveja seus conceitos já. Saiba que foi o argentino Enrique Ernesto Febbraro, dentista, músico e professor de sociologia, filosofia e história que resolveu comemorar a data neste dia. Motivo? Em homenagem ao dia em que o homem pisou a lua. E hoje faz exatamente 40 anos que Neil Armstrong desceu da Apollo 11 e deu "o pequeno passo para um homem e um grande passo para a humanidade".

E o argentino em questão não parece ser nada lunático. No país vizinho, a data é comemorada de verdade. Cartões, presentes e provas de amizade são levados a sério. E isso é, segundo os estudiosos, muito bom tanto para a saúde psicológica quanto para a física. "Alguns estudos mostram que quem tem amigos vai menos ao hospital e, quando vai, se recupera na metade do tempo. As pessoas sem amigos estão mais sujeitas à depressão, problemas com drogas", diz Ailton Amélio da Silva, psicólogo do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Antonio Carlos Amador Pereira, psicólogo, psicoterapeuta e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC)/SP, a amizade é necessária para todos. "Tanto é que as crianças, quando não têm amigos, inventam os imaginários."







11 de Agosto : Dia do Estudante


No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.







16 de Abril : Dia da Voz
16 de abril é o Dia Mundial da Voz. Este dia foi criado inicialmente no Brasil com o intuito de promover a prevenção de doenças vocais e, mais tarde, ganhou abrangência internacional. Hoje, o dia é celebrado em diversos países.

Para contribuir nas pesquisas daqueles que utilizam-se da voz profissionalmente, recorri às orientações de Karla Roberta Lima de Araújo
UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa), onde ela sugere algumas recomendações para uso adequado da voz e, de como evitar doenças vocais.

Segue texto: Cuidados especiais para quem utiliza a voz

Os profissionais da voz são todos os indivíduos que tem como seu instrumento de trabalho a VOZ, ou seja, dependem da voz para exercer a sua profissão.

Os chamados profissionais da voz são: Cantores, Atores, Professores, Pastores e Padres, Advogados, Juízes, Promotores, Repórteres, Radialistas, Operadores de telemarketing, Leiloeiros, Políticos, Dubladores, Vendedores, etc.

A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia e impressão digital ela varia de acordo com o sexo, idade, profissão, personalidade, estado emocional e a intenção que a usamos. É através da nossa voz que expressamos nossos sentimentos, emoções, idéias e pensamentos. Ela também mostra quem nós somos, além de conseguimos nos comunicar com outras pessoas só utilizando a voz, como por exemplo em uma conversa ao telefone, e seremos compreendidos perfeitamente.





22 de Novembro : Dia do Musica

A palavra música vem do grego "mousikê", que significa a arte das musas. Por isto, incluía também a poesia e a dança. E o que todas elas têm em comum? O ritmo!

É quase impossível dizer quando a música surgiu ou como os homens passaram a utilizar instrumentos para deles extrair som, ritmo, melodias. Ao contrário de outras manifestações primitivas da arte, como as pinturas que ficavam gravadas nas cavernas, a música não podia ser registrada. Isto dificulta ainda mais a tentativa de delimitar o "nascimento" desta expressão.
Mas pode-se dizer que os homens pré-históricos ainda não dominavam técnicas artesanais suficientes para fabricar instrumentos musicais, embora já usassem as mãos e pés para marcar ritmo em celebrações de guerra e rituais. E é esse ritmo que interessa observar, porque a partir dele o homem vai começar a buscar outras manifestações: assobios, uivos, gritos que, dentro de uma medida de tempo, vão compor a música em seu estilo mais primitivo.

sexta-feira, abril 15, 2011



Há cerca de trezentos anos, o café tem sido uma bebida popular em todo o mundo civilizado, mas pouco se sabe sobre a maneira exata como foi descoberto.

Talvez você tenha ouvido algumas lendas antigas sobre cabras pastando nas montanhas, comendo os frutos do cafeeiro, e em seguida dando cabriolas devido às propriedades estimulantes do café.

Existem outras narrativas que falam sobre um fanático religioso expulso de Moca que se refugiou nas montanhas da Arábia. Ele provou alguns frutos estranhos que cresciam num arbusto. Como eram amargos, ele tentou melhorar o sabor tostando-os sobre o fogo. Isso os tornou quebradiços, e ele tentou amolecê-los na água, e quando a água na qual os grãos estavam imersos se tornou marrom, este Sr. Omar (pois este era o seu nome) bebeu e descobriu como aquilo era bom e revigorante. Isso foi lá pelos idos do século treze. Muito antes disso o café crescia à vontade na Abissínia.

O café, até o final do século dezessete, vinha totalmente da Arábia e era conhecido como Moca, o nome da cidade de sua origem. Mais ou menos naquela época, espertos mercadores holandeses, percebendo a crescente demanda e as perspectivas de um novo comércio, induziram seu governo a experimentar a plantação de café nas possessões das Índias Orientais Holandesas. O governador da Ilha de Java distribuiu sementes em várias partes da Ilha e devido à fertilidade do solo e as condições climáticas favoráveis, logo as plantas se desenvolveram. De Java, o café espalhou-se para as Índias Ocidentais e finalmente para a América do Sul e Central, onde o clima era particularmente propício ao rápido desenvolvimento do cafeeiro. Ali o seu cultivo foi feito de maneira extensiva, até agora, e provavelmente 90% de todo o café cultivado vem do Hemisfério Ocidental.

Assim o centro da produção se mudou do antigo mundo para o novo e, com um começo promissor, o café atualmente é uma das produções mais rentáveis do comércio mundial. O consumo chega a 2 bilhões de quilos, dos quais cerca de 57% são fornecidos pelo Brasil. Os Estados Unidos lideram como país consumidor de café, com cerca de metade de toda a quantidade consumida mundialmente. O consumo per capita excede 7 quilos por ano.

O cafeeiro é plantado com as sementes totalmente amadurecidas, selecionadas com esta finalidade. Quando as mudas atingem trinta centímetros de altura, são levadas para a plantação e dispostas em fileiras, com três metros de distância entre elas. Quando estão totalmente crescidas, atingem a altura de 3 metros ou pouco mais.

Cada arbusto produz anualmente até um quilo e meio de café, depois do quarto ou quinto ano. Os cafeeiros podem produzir até os 100 anos de idade, mas seu período mais produtivo vai do 5º ao 50º ano. A folhagem é de um verde escuro brilhante. As flores são pequenas em formato de estrelas, perfumadas, e crescem em cachos.

O desenvolvimento do fruto exige cerca de seis meses e, quando maduro, tem uma cor vermelho profundo e é conhecido como "cereja". Durante a estação da colheita, os serviços de todos os trabalhadores da fazenda e suas famílias são necessários para que o fruto possa ser colhido rapidamente e encaminhado para os preparativos finais.
O café é preparado de duas maneiras:

1 – O processo natural. 2 – O processo de lavagem.

"O café natural" é obtido permitindo-se que os frutos permaneçam na planta após terem amadurecido. O sol tropical em pouco tempo faz com que a umidade da polpa se evapore, e o fruto se torne enrugado e preto. Neste estágio os trabalhadores fazem os frutos caírem ao chão, onde as mulheres e crianças os varrem e ensacam. São em seguida enviados para o "benefício", ou fábrica, para tratamento. Este consiste de uma rápida lavagem para remoção dos gravetos e outras substâncias estranhas.

As sementes são então espalhadas num pátio de cimento para secar, e permanecem expostas ao sol durante cerca de sete dias. Todas as noites, porém, são juntadas e cobertas com lonas para protegê-las do orvalho, pois a umidade neste estágio seria prejudicial.

Quando o café está totalmente seco, a película externa torna-se quebradiça e pode ser removida facilmente por uma máquina debulhadora.

Os frutos são então separados de acordo com o tamanho e qualidade, após o qual são empacotados para exportação. O processo natural de seleção é usado quase que inteiramente no Brasil.

"O café lavado" exige um manuseio totalmente diferente, como o nome sugere, uma verdadeira lavagem ocorre durante a secagem.

Em vez de tirar os frutos secos dos galhos, como é feito com o "café natural", cada fruto maduro é apanhado individualmente, transportado para uma máquina de polpa, bastante similar à que processa as cerejas. Esta máquina remove a polpa. Deixando o grão de café envolvido numa casca dura como o couro. Os grão são colocados em grandes tanques de cimento ou barris cheios de água. Os frutos permanecem nestes tanques por cerca de vinte a trinta horas. Durante a imersão, ocorre uma fermentação que muda o sabor, produzindo aquilo que se conhece como "acidez".

Depois que o processo de lavagem é completado, o método de secar e debulhar é parecido com o do "café natural". Na aparência, porém, o grão lavado mudou por completo. Está muito mais limpo e com melhor aparência, e quando devidamente lavado e curado, fica de um verde escuro e tem mais valor que o grau correspondente de "café natural". Seu valor aumenta ainda mais quando os grãos imperfeitos ou danificados que não puderam ser removidos pela máquina são retirados à mão. Isso é conhecido como "catar à mão".

O cafeeiro exige clima quente e pode ser cultivado com lucro num cinturão de vinte graus ao norte ou ao sul da linha do Equador. A condição do solo, local da plantação e altitude, todos são vitais para o cultivo do café, e todos têm maior ou menor influência na qualidade do café produzido. Os cafés mais finos vêm das plantações situadas a mil ou mil e quinhentos metros acima do nível do mar, onde os dias são quentes e as noites frescas, e onde os cafeeiros são plantados num solo gradualmente inclinado para melhor drenagem.

A colheita em cada país é similar em aparência e sabor de ano para ano, embora o excesso de chuvas ou a sua falta possa modificar de alguma forma a aparência, e o excesso de umidade durante a estação seca possa provocar um efeito prejudicial na qualidade da bebida.

Há uma grande diferença, especialmente na xícara, do produto de cada país. Cada qual tem suas características peculiares e sabor individual. A mistura do café é realmente uma arte em si. Ao juntar sabores distintos e individuais, em proporções exatas, os especialistas produzem um café delicioso.

sábado, abril 09, 2011


O cachorro é considerado o melhor amigo do homem. Através dos tempos, o cachorro tem sido o companheiro do homem. Mais do que companheiros, cachorros se prestam a várias funções: cães policiais, guias de cegos, cães pastores e os famosos cães de guarda em nossas casas.
Seja qual for a função principal que cada raça desempenhe, todas elas devem receber o adestramento de cães adequado. Você não precisa ser um adestrador profissional para treinar seu cachorro. Você pode fazer pequenas atividades que ensinem seu animal a se comportar.


Dicas Adestramento Cães nr. 1: Fazer as necessidades no lugar certo


Um sistema de reforço positivo é o que funciona funciona melhor para ensinar seu cachorro a ir ao banheiro no lugar certo. Para usar este método, dê ao seu cachorro uma guloseima, quando ele fizer no lugar certo. Se o comportamento correto for seguido de um reforço, será mais fácil ao cachorro aprender a repetir este comportamento.


Dicas Adestramento Cães nr. 2: Ensinando seu cão a NÃO CAVAR seu jardim


Primeiro, você deve entender que cachorros são animais sociais. Quando eles estão sozinhos ou se sentem solitários, cachorros cavam para passar o tempo. Solidão não é o único motivo pelo qual eles cavam, em alguns casos eles apresentam deficiência de algum nutriente em sua alimentação. Para compensar esta falta, muitas vezes cachorros comem a terra que escavam. Se seu cachorro tende a cavar muito, tente passar mais tempo com ele. Também é importante levá-lo ao veterinário para verificar sua saúde.


Dicas Adestramento de Cães nr. 3: Repetição é a chave do sucesso


Toda vez que quiser saber como adestrar cães – seja um truque ou jogo, ou obedecer um comando – repetição é fundamental. Repetição e consistência são chaves que ajudarão seu cachorro a entender o comando. Para verificar se o seu cachorro aprendeu um comando após uma série de repetições, teste sem o reforço (ou guloseima). Faça isso tres vezes consecutivas para se assegurar que ele realmente absorveu o comando.


Dicas Adestramento de Cães nr. 4: Comunicando com seu cachorro


Para saber como adestrar um cachorro a seguir um determinado comando ou fazer uma certa coisa, é fundamental que você não fale o comando apenas. Você precisa também adestrar seu cão a realizar o comando ou movimento assim como corrigí-lo quando ele não realizá-lo corretamente. Seja consistente quando estiver emitindo um comando e tentando ensianr seu cachorro um comportamento específico. Por exemplo, se você está tentando ensinar seu cachorro a não pular nas pessoas, você tem que resistir à tentação de brincar com ele se ele pular em você, mesmo se você estiver disposto a brincar naquele momento.


Dicas Adestramento de Cães nr. 5: Quando adestrar seu cachorro


É sempre melhor – e um adestrador profissional vai recomendar – adestrar seu cachorro quando ele ainda é um filhote. Adestramento de cães filhotes sempre vai ser mais fácil e rápido do que adultos. Isso não significa que cachorros adultos não podem aprender novos truques ou comportamentos. Mas quanto antes você começar, melhor.


Dicas Adestramento de Cães nr.6: Ensine ao seu cachorro que você é o líder


Cachorros são animais gregários. Quando selvagem, eles congregam em matilhas que seguem uma hierarquia. Portanto, quando treinar seu cachorro, é importante que você deixe bem claro que você é o cachorro-alfa (o líder). Seu cachorro precisa entender que ele lhe deve submissão. Evite demonstar qualquer sinal de medo se ele reagir em algum momento, mantenha-se firme. Quando seu cachorro estiver fazendo seus exercícios de adestramento, nunca permita que ele interrompa os exercícios no meio. Você deve mostrá-lo firmimente que ele deve seguir o que você (o cachorro-alfa) quer que ele faça.


 Dicas Adestramento de Cães nr 7: Mastigando a coisa certa
Um filhote vai naturalmente querer mastigar tudo que encontra pela frente. Isso faz parte do desenvolvimento normal de todos os filhote, portanto dê coisas que ele possa mastigar, como brinquedos ou ossos. Eu recomendo ossos de couro comprados em lojas de animais. Ossos de verdade podem, às vezes, lascar e ficar presos na garganta. Se seu cachorro tentar mastigar você, reclame em alto e bom som, cruze os braços e ignore-o por dez minutos. Quando filhotes ficam muito agressivos com outros filhotes, os outros soltam um ganido e o ignoram.
1 - Leia o regulamento sempre e com atenção. Pode parecer chato e sem importância, mas através de um regulamento, você extrai informações importantes como quem serão os julgadores, quais termos podem ser usados, quantos caracteres e etc...

2 - Leia, leia e leia. A leitura é a melhor forma de você conhecer melhor sobre todos os assuntos, aumentar o seu leque de opções criativas.

3 - Fique atento ao mundo ao seu redor: música, filmes, conversa com os amigos, tudo isso pode te dar idéias criativas na hora de criar.

4 - “Frase boa” é um termo relativo, o que pode ser bom para mim, pode não ser para você. Então preste atenção no que a empresa quer ouvir e não no que você acha que é bom. Eu mesma já ganhei com frases que não tive orgulho nenhum de escrever, mas sabia exatamente que era aquele tipo de frase que a empresa iria premiar.

5 - Quanto aos concursos, onde há por trás uma empresa de Marketing, geralmente de produtos e/ou marcas voltadas para os jovens a dica é: Seja diferente e criativo. Pense em algo diferente de tudo o que você já viu. Trocadilhos e temas da atualidade são importantes.

6 - Se quer ganhar concursos culturais, muitas vezes terá que escrever coisas ridículas, se quiser escrever somente belos textos e frases vá participar de concursos literários. (Muitas empresas premiam frases toscas e sem sentido)

7 - Se o concurso é feminino, responda como mulherzinha mesmo, sem muitas piadinhas, seja romântica, se a pergunta já é engraçada, abuse do humor. Não existe um padrão, cada concurso quer atingir um tipo de público. Analise-o para escrever a melhor frase que ELES querem ouvir.

8 - Pesquise sobre o produto, sobre a empresa, isso pode te dar muitas idéias.

9 - Todos nós temos um horário em que estamos mais criativos, perceba qual é o seu e faça suas frases nesse horário.

10 - Tenha um bloquinho e caneta sempre por perto, você pode ter idéias incríveis e esquecê-las se não anotar.

quinta-feira, abril 07, 2011

     Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.
     É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".
     Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vindo logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.
      A Páscoa acontece no primeiro domingo depois da lua cheia, nem antes de 22 de março nem depois de 25 de abril.
      E como fato interessante lembramos que a Páscoa em período anterior a Moisés, era um ritual que festejava a chegada da primavera entre os pastores nômades.
      Os antigos judeus comemoravam a Páscoa, na primeira lua cheia da primavera do hemisfério norte.
      Embora tenha sua origem no Peseach, quando os judeus comemoram a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

    E é na Páscoa que devemos refletir sobre a culpa, o perdão, a vida, o amor, a morte, a penitência, a solidariedade e a liberdade.
E como fato interessante lembramos que a Páscoa em período anterior a Moisés, era um ritual que festejava a chegada da primavera entre os pastores nômades.
Os antigos judeus comemoravam a Páscoa, na primeira lua cheia da primavera do hemisfério norte.
Embora tenha sua origem no Peseach, quando os judeus comemoram a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, a Páscoacelebra a ressurreição de Jesus Cristo.
E é na Páscoa que devemos refletir sobre a culpa, o perdão, a vida, o amor, a morte, a penitência, a solidariedade e a liberdade.

     HISTÓRIA DOS OVOS DE PÁSCOA

     O Domingo de Páscoa é a ressurreição, simbolizada pelo ovo, significando o nascimento – a nova vida.
     A tradição de oferecer ovos vem da China. No dia 15 de abril, ao abrir o seu ovo de Páscoa, lembre-se que a paciência chinesa é responsável por essa tradição.
     Há vários séculos os orientais preocupavam-se em embrulhar os ovos naturais com cascas de cebola e cozinhavam-nos com beterraba.
     Ao retirá-los do fogo, ficavam com desenhos mosqueados na casca.
     Os ovos eram dados de presente na Festa da Primavera.
     O costume chegou ao Egito. Assim como os chineses, os egípcios distribuíam os ovos no início da nova estação.
     Depois da morte de Jesus Cristo, os cristãos consagraram esse hábito como lembrança da ressurreição e no século XVIII a Igreja adotou-o oficialmente, como símbolo da Páscoa.
     Desde então, trocam-se os ovos enfeitados no domingo após a Semana Santa. Há duas versões para explicar a substituição de ovos naturais pelos de chocolate. Uma delas conta que a Igreja proibia, durante a Quaresma, a alimentação que incluísse ovos, carne e derivados de leite.
     Mas essa versão é contraditória, pois, na Idade Média, era comum a bênção de ovos durante a missa antes de entregá-los aos fiéis.
     O surgimento do ovo de chocolate na Páscoa se deu a partir do Séc. XVIII, em substituição aos ovos duros e pintados que eram escondidos nas ruas e nos jardins para serem caçados. Foi uma descoberta fabulosa dos confeiteiros franceses que inventaram esse modo atraente de apresentar o chocolate.

      OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA

A Cruz da Ressurreição
Representa o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo.
O Cordeiro
Simboliza Cristo, que é o filho e cordeiro de Deus, sacrificado em prol de todo o rebanho (humanidade). Embora tido como símbolo da Páscoa cristã, o cordeiro já era muito importante na Páscoa judaica e nos cultos Teutónicos, onde era frequente o sacrifício de animais aos deuses.
Pão e Vinho
Representando o corpo e sangue de Jesus, o pão e o vinho são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.
O Círio
Vela de enorme dimensão que se acende no sábado de Aleluia, que simboliza "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".
Coelhinho da Páscoa
Esta tradição nasceu na Alemanha, há muitos séculos, pelo que se dizia às crianças que os coelhos levavam os ovos e os escondiam nas ervas. Na manhã do dia de Páscoa as crianças tinham de procurar os ovos escondidos pelos coelhinhos.
Ovos da Páscoa
Os ovos de Páscoa são um costume típico de muitos países. Quer sejam ovos de galinha pintados, tradicionais sobretudo na Polónia e na Ucrânia, quer ovos de chocolate envoltos em papel decorativo brilhante, recheados de amêndoas e enfeitados com bonitas fitas, segundo os costumes mais ocidentais, o que é certo é que os ovos fazem parte do nosso imaginário pascal.

O MAIOR OVO DO MUNDO

Além de ter-se tornado o centro da cultura Ucraniana da província canadense de Alberta, a cidade de Vegreville com 5.300 habitantes, tem mais um motivo para justificar a fama: o maior OVO de Páscoa conhecido! Não estamos brincando.
Este ovo, de nove metros de altura (!), decorado em tradicional estilo ucraniano, foi construído em 1975 para comemorar o centenário da fundação da Real Polícia Montada do Canadá em Alberta (embora não se possa ver a relação entre o ovo e a polícia). A rainha Elizabeth e o Príncipe Phillip inauguraram a plaqueta junto ao ovo durante a sua visita em 1978. O festival ucraniano é realizado em Vegreville durante a primeira semana de Julho.
Os ovos ucranianos de Páscoa são chamados "Psyankas". A fim de confirmar a declaração de Vegreville de que este é o maior do mundo.

O SIGNIFICADO DOS COELHOS E DOS OVOS DE PÁSCOA

                       

O coelho, apesar de ser um mamífero e por conseguinte não botar ovos, assumiu o papel de produtor e entregador dos ovos de Páscoa. Isso devido à notória capacidade de reprodução desses animais que se tornaram símbolo da fertilidade.
Já o ovo, representa o surgimento da vida e a origem do mundo. Daí sua relação com a ressurreição de Cristo e a Páscoa.
A tradição de presentear a família e os amigos com ovos coloridos é um costume antigo dos chineses. Esses povos decoravam ovos de galinha e davam de presente a pessoas queridas, em comemoração à Festa da Primavera, que no hemisfério Norte, coincide com os meses de março e abril, próprios da Páscoa. Ao longo dos anos, o costume foi sendo passado às demais culturas do mundo todo e os ovos de galinha passaram a ser substituídos por ovos de madeira, de prata e de ouro decorados com pedras preciosas e, por fim, pelos de chocolates em decorrência principalmente, da chegada das indústrias de chocolate.
Atualmente, o chocolate é como o tender de Natal ou o quentão da Festa Junina, tem que estar presente em toda Páscoa, seja no formato de bombom, de barra, de coração, de coelhinho ou da maneira mais tradicional, que é a de Ovo de Páscoa.

VALOR NUTRITIVO DOS OVOS DE PÁSCOA

O valor nutritivo dos ovos varia de acordo com o tipo de chocolate e de recheio que foram utilizados como matérias-primas. Abaixo, seguem alguns exemplos de Ovos de Páscoa com seus valores energéticos.
Ovos de Páscoa (100g)CaracterísticasCalorias
AvelãAo Leite564 calorias
Amêndoas e PassasAo Leite555 calorias
Castanha-do-ParáAo Leite561 calorias
CrocanteAo Leite520 calorias
PuroAo Leite540 calorias
CrocanteBranco565 calorias
TradicionalBranco542 calorias
Ovo dietIsento de Açúcar473 calorias
Ovo lightTeor Reduzido de Açúcar e Calorias395 calorias

DICAS PARA CONSERVAR MELHOR O CHOCOLATE

Para que a qualidade do chocolate seja mantida, alguns cuidados devem ser tomados na hora de guardá-lo. É indicado que os ovos permaneçam em local seco, ventilado e protegido de fontes de calor e de odores penetrantes.




Por serem mais frágeis que os demais produtos de chocolate, recomenda-se também, um manuseo cuidadoso, evitando-se quedas e choques.

UMA PÁSCOA FELIZ

Páscoa vai muito além da simples troca de ovos. É um momento de reflexão e que remete à existência de Cristo tendo uma forte conotação religiosa.




Contudo, acordar de manhã e procurar os deliciosos e coloridos ovos, escondidos pelos coelhinhos da Páscoa, é um costume que não pode ser esquecido pois, além de ser muito divertido, nos faz recordar às inesquecíveis lembranças da infância.
 
Copyright (c) 2010 Tudo e Muito Mais. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.