sábado, abril 16, 2011

Pouca gente sabe que todo dia é dia de alguma coisa como o dia do ator, voz, do amigo , musica e até do estudante! Por isso que vou mostrá-los para que as pessoas sabem que dia especial é hoje, veja só:






19 de Agosto : Dia do ator 
Nas artes cênicas, o ator ou a atriz é a pessoa que cria, interpreta e representa uma ação dramática baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros e outros, previamente concebidos por um autor, ou criados por meio de improvisações individuais ou coletivas.

Utiliza-se de recursos vocais, corporais e emocionais, apreendidos ou intuídos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de idéias e ações dramáticas propostas; pode utilizar-se de recursos técnicos para manipular bonecos, títeres e congêneres; pode interpretar sobre a imagem ou a voz de outra pessoa.

Ensaia buscando aliar a sua criatividade à do diretor; atua em locais onde se realizam espetáculos públicos e/ou nos diversos veículos de comunicação.

O primeiro ator da história chamava-se Tespis, vivia na Grécia Antiga, no século V a.C. e fundou um movimento teatral conhecido como tragédia grega. No Brasil, o primeiro ator e dramaturgo e a se destacar foi João Caetano. Carioca, nascido em 1808, interpretou clássicos de Shakespeare e Molière, além de autores brasileiros.






20 de Julho : Dia do Amigo
Ter amigos faz bem. É o que garantem especialistas em relacionamentos. Mas se você acha que algumas amizades são impossíveis de acontecer, pode tirar seu cavalinho da chuva. Os mesmos profissionais afirmam que dá para ser amigo de qualquer pessoa, mesmo se desempenham papéis diferentes. Exemplos: homem e mulher; pais e filhos; chefe e funcionário. E sabe aquela lenda de que não mulher não pode ser amiga de mulher, então, é lenda mesmo.

Mas, vamos abrir parênteses nessa história para saber porque estamos falando de amizade , 20 de julho. Simplesmente porque é o Dia do Amigo. E se você é daqueles que olham de lado um hermano argentino, reveja seus conceitos já. Saiba que foi o argentino Enrique Ernesto Febbraro, dentista, músico e professor de sociologia, filosofia e história que resolveu comemorar a data neste dia. Motivo? Em homenagem ao dia em que o homem pisou a lua. E hoje faz exatamente 40 anos que Neil Armstrong desceu da Apollo 11 e deu "o pequeno passo para um homem e um grande passo para a humanidade".

E o argentino em questão não parece ser nada lunático. No país vizinho, a data é comemorada de verdade. Cartões, presentes e provas de amizade são levados a sério. E isso é, segundo os estudiosos, muito bom tanto para a saúde psicológica quanto para a física. "Alguns estudos mostram que quem tem amigos vai menos ao hospital e, quando vai, se recupera na metade do tempo. As pessoas sem amigos estão mais sujeitas à depressão, problemas com drogas", diz Ailton Amélio da Silva, psicólogo do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Antonio Carlos Amador Pereira, psicólogo, psicoterapeuta e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC)/SP, a amizade é necessária para todos. "Tanto é que as crianças, quando não têm amigos, inventam os imaginários."







11 de Agosto : Dia do Estudante


No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.







16 de Abril : Dia da Voz
16 de abril é o Dia Mundial da Voz. Este dia foi criado inicialmente no Brasil com o intuito de promover a prevenção de doenças vocais e, mais tarde, ganhou abrangência internacional. Hoje, o dia é celebrado em diversos países.

Para contribuir nas pesquisas daqueles que utilizam-se da voz profissionalmente, recorri às orientações de Karla Roberta Lima de Araújo
UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa), onde ela sugere algumas recomendações para uso adequado da voz e, de como evitar doenças vocais.

Segue texto: Cuidados especiais para quem utiliza a voz

Os profissionais da voz são todos os indivíduos que tem como seu instrumento de trabalho a VOZ, ou seja, dependem da voz para exercer a sua profissão.

Os chamados profissionais da voz são: Cantores, Atores, Professores, Pastores e Padres, Advogados, Juízes, Promotores, Repórteres, Radialistas, Operadores de telemarketing, Leiloeiros, Políticos, Dubladores, Vendedores, etc.

A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia e impressão digital ela varia de acordo com o sexo, idade, profissão, personalidade, estado emocional e a intenção que a usamos. É através da nossa voz que expressamos nossos sentimentos, emoções, idéias e pensamentos. Ela também mostra quem nós somos, além de conseguimos nos comunicar com outras pessoas só utilizando a voz, como por exemplo em uma conversa ao telefone, e seremos compreendidos perfeitamente.





22 de Novembro : Dia do Musica

A palavra música vem do grego "mousikê", que significa a arte das musas. Por isto, incluía também a poesia e a dança. E o que todas elas têm em comum? O ritmo!

É quase impossível dizer quando a música surgiu ou como os homens passaram a utilizar instrumentos para deles extrair som, ritmo, melodias. Ao contrário de outras manifestações primitivas da arte, como as pinturas que ficavam gravadas nas cavernas, a música não podia ser registrada. Isto dificulta ainda mais a tentativa de delimitar o "nascimento" desta expressão.
Mas pode-se dizer que os homens pré-históricos ainda não dominavam técnicas artesanais suficientes para fabricar instrumentos musicais, embora já usassem as mãos e pés para marcar ritmo em celebrações de guerra e rituais. E é esse ritmo que interessa observar, porque a partir dele o homem vai começar a buscar outras manifestações: assobios, uivos, gritos que, dentro de uma medida de tempo, vão compor a música em seu estilo mais primitivo.

1 comentários:

♥Ana disse...

Duda sou eu Ana! amei voce tem varias ideias sensacionais!

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

 
Copyright (c) 2010 Tudo e Muito Mais. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.